A Valle Flôr Consulting (VFC) foi criada em 2017 pela fundação Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) para a prestação de serviços de consultoria nas áreas do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social e ambiental a empresas. No nosso trabalho privilegiamos a integridade, competência técnica e inovação.
ProfessionalCare
ProfessionalCare
ProfessionalCare
Tem um conhecimento amplo do trabalho e procedimentos das instituições da UE sobre Ajuda Humanitária e Cooperação e Financiamento para o Desenvolvimento. Foi Conselheira para a Cooperação na Representação Permanente de Portugal junto das Instituições da UE em Bruxelas (2008-2015). Coordenou programas e geriu projetos no quadro dos PALOP-TL no Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, no qual foi Vogal do Conselho Diretivo (2004-2006) e Vice-Presidente (2006-2008). Foi Assessora da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (2003-2004). É consultora associada da VFC desde 2015.
É médico com experiência de exercício em países em desenvolvimento. Tem dirigido as áreas operacionais de cooperação do Instituto Marquês de Valle Flôr nos últimos 25 anos, incluindo a conceção e direção de projetos para a cooperação e desenvolvimento. Em 2013, foi agraciado pelo Governo de São Tomé e Príncipe com o Diploma de Reconhecimento por serviços prestados em prol do desenvolvimento. É Gerente da VFC.
É médico com um vasto trabalho no âmbito dos cuidados intensivos, emergência médica e medicina interna, para além de uma larga experiência em gestão de serviços de emergência hospitalar e na conceção e concretização de projetos de telemedicina. Lidera o Instituto Marquês de Valle Flôr desde 1986, tendo dirigido o processo que levou à sua transformação na fundação portuguesa com o maior leque de atividades nos domínios da cooperação para o desenvolvimento.
É gestora de projetos de cooperação para o desenvolvimento, tendo trabalhado em diversas áreas de cooperação em Angola, Moçambique, na Indonésia e em países da América Latina. Atualmente gere projetos para o fortalecimento da sociedade civil e o planeamento agrícola na Guiné-Bissau.
Tem uma larga experiência de trabalho em instituições de pesquisa e de cooperação e foi Vice-Presidente do Instituto da Cooperação Portuguesa e Presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento entre 2001 e 2012. É especialista em agricultura tropical, tendo realizado e avaliado diversos projetos de desenvolvimento rural, com particular realce em Angola. É Professor Associado no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, e é Presidente do Centro de Estudos Tropicais para o Desenvolvimento. É consultor associado da VFC.
Tem experiência de trabalho em projetos de cidadania global, bem como na realização de eventos e atividades de formação sobre as mesmas áreas. Tem igualmente uma sólida experiência de trabalho nos domínios da comunicação, particularmente nos aspetos criativos ligados à conceção, execução e divulgação de projetos e campanhas.
Tem experiência na elaboração de estudos, avaliação de projetos e programas de cooperação e na realização de eventos sobre o desenvolvimento. Realizou trabalho de campo, particularmente em Angola, Moçambique e Cabo Verde. Tem realizado atividades de consultoria para diversas entidades nacionais e internacionais, incluindo o Instituto Camões e a CONCORD – European NGO Confederation of Relief and Development. É consultora associada da VFC.
Tem uma larga atividade em projetos e atividades de pesquisa nos domínios da agronomia, co-mercialização de produtos alimentares e da proteção ambiental, com particular realce para experiências de participação e coordenação de projetos em Timor-Leste, Angola e na Guiné-Bissau. É consultora associada da VFC.
Tem experiência de gestão e avaliação de projetos de cooperação e desenvolvimento, com particular destaque para projetos de património cultural na Guiné-Bissau e de educação em São Tomé e Príncipe. É desde finais de 2018 coordenadora residente de um projeto de desenvolvimento rural e geração de emprego na Gâmbia. Tem também experiência de consultoria e formação em diversos domínios, com destaque aos das migrações e da demografia.
Tem trabalhado em diversas áreas da cooperação para o desenvolvimento, com realce a projetos de apoio humanitário e de assistência técnica. A agricultura, o desenvolvimento rural e o fortalecimento da sociedade civil são os seus principais domínios de atividade, tendo gerido diversos projetos e realizado trabalho de campo em vários países, entre os quais Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Indonésia.
Tem uma vasta experiência de trabalho na cooperação europeia para o desenvolvimento, com vasto conhecimento dos procedimentos europeus de negociação no âmbito das relações com os países em desenvolvimento, particularmente os do Grupo da África, Caraíbas e Pacífico (ACP). Foi conselheira na Representação Permanente Portuguesa em Bruxelas para as relações UE-África de 1999 a 2012. É consultora associada da VFC.
Tem trabalhado em diversas áreas da cooperação para o desenvolvimento, com particular destaque aos domínios da gestão e avaliação de projetos. Foi Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD, é membro do Secretariado Técnico da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento. Tem experiência de consultoria em diversos domínios, entre os quais os da cooperação descentralizada, direitos humanos, segurança alimentar, saúde, ambiente, água e saneamento. Coordena a equipa de projetos da VFC.
Tem realizado estudos e promovido eventos sobre diversos temas da cooperação, do desenvolvimento e das dinâmicas económicas globais, com particular enfoque em África e nas relações deste continente com a Europa e outros países. É Diretor Executivo do Clube de Lisboa. É Professor Associado convidado do ISCTE-IUL, conferencista e comentador sobre África e questões do desenvolvimento nos media.
Tem experiência em diversos domínios da cooperação, particularmente no desenho e na implementação de projetos de cidadania global. Tem promovido a criação e o crescimento de parcerias com organizações nacionais e internacionais que trabalham no mesmo domínio. Tem igualmente realizado e incentivado diversas atividades de formação e campanhas de advocacia.
É assistente da direção para as áreas operacionais nos diversos domínios da cooperação para o desenvolvimento e tem acompanhado e apoiado a coordenação de projetos, com especial destaque para os de saúde pública. Tem experiência de trabalho de campo em projetos na área da saúde, nomeadamente na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe.