Práticas Educativas Sustentáveis

Category
Formação
municipios-2030-acao-VFC1

Desafios

A Reserva é parceiro da Câmara Municipal de Oeiras no desenvolvimento e implementação do Programa Oeiras Educa. Neste âmbito, esta associação desafiou a Valle Flôr Consulting a participar como especialista na área de Cidadania Global, procurando incorporar a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no programa Oeiras Educa, que liga os recursos e as atividades de educação não formal às escolas do concelho.

Solução

A Valle Flôr Consulting é parte integrante do projeto, participando como observador e/ou facilitador em reuniões com vocação estratégica. Desta forma, é possível debater as potencialidades dos ODS em sede própria, no próprio desenvolvimento e implementação do programa.

A Valle Flôr Consulting também é responsável por ações de formação sobre os ODS, dirigidas aos técnicos da Câmara Municipal de Oeiras, docentes, não docentes e alunos de Oeiras. Estas ações serão calendarizadas de acordo com o ritmo do programa, até 2021.

Resultados

Todas as atividades do Oeiras Educa são classificadas no âmbito dos ODS, gerando uma ligação direta entre a realidade local, a proposta pedagógica e a Agenda 2030.

As ações de formação serão enquadradas na própria dinâmica do programa Oeiras Educa, criando sinergias com outras atividades e projetos. Desta forma, os públicos envolvidos tiram maior partido das múltiplas leituras e propostas de ação.