Cooperação e Consultoria

Ações e ideias para o desenvolvimento sustentável em destaque

Cooperação e Consultoria

cooperacao-e-consultoria-ideias-VFC1

As dinâmicas de evolução geopolítica, geoeconómica e as acelerações tecnológicas estão a originar alterações profundas, não só na ordem política internacional, mas também ao nível organizacional e no comportamento e na vida das pessoas. Cada vez mais problemas considerados típicos de sociedades mais fragilizadas, incluindo o aumento de desigualdades, que se verificam no Norte, ao mesmo tempo que no Sul se verifica o crescimento de classes médias, de novos ricos e de polos de investimento e inovação. Esta globalização dos fenómenos tem obrigado as organizações não governamentais e da sociedade civil a repensar o âmbito e as geografias de atuação e a adaptar a sua organização institucional e práticas às novas realidades.

Foi como parte da resposta às dinâmicas referidas que o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) criou a Valle Flôr Consulting (VFC), para alargar e melhor adaptar a atividade a domínios de natureza mais empresarial em diversas geografias e de responder a requisitos de natureza fiscal e regulamentar, nas ordens jurídicas portuguesa, europeia e internacional.

A finalidade da VFC é a mesma que a da casa-mãe, criar e desenvolver  iniciativas e projetos que permitam contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, mais especificamente, para melhorar o nível de vida das populações mais vulneráveis, contribuindo para a sustentabilidade do planeta e para o reforço das instituições públicas e da sociedade civil.

O foco da atividade assenta pois na realização de ações de assistência técnica, de formação de profissionais e de elaboração ou avaliação de políticas públicas específicas, sempre que possível em parceria com entidades nos países-alvo das atividades, de forma a contribuir para a respetiva capacitação institucional e pessoal.